Sexta-feira, 23 de maio de 2025
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C
COTIDIANO

Justiça determina retorno de Claudir Bitencourt ao cargo de prefeito de Capivari de Baixo 2x3x1b

Decisão foi proferida pela justiça na tarde desta quinta-feira 4gk31

Capivari de Baixo, 15/05/2025 17h02 | Atualizada em 16/05/2025 08h56 | Por: Redação Folha Regional
Lysiê Santos/Folha Regional

O prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt, está autorizado a retornar ao cargo. A decisão foi proferida pela justiça na tarde desta quinta-feira, dia 15, após deferir em parte o pedido liminar que determina a reintegração do prefeito ao cargo.

A decisão judicial considera que o afastamento promovido pela Câmara Municipal não observou os princípios constitucionais que garantem o amplo direito de defesa e o contraditório, configurando vício de legalidade. Com a decisão, Bitencourt volta a dar expediente na prefeitura nesta sexta-feira, dia 16.

“A legislação federal, especialmente o Decreto-Lei n. 201/1967, que dispõe acerca da responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores, não contempla a suspensão ou o afastamento temporário do Prefeito de suas funções”, diz trecho da decisão.

Em seu despacho, a juíza Ana Luiza da Cruz Palhares cita também que "houve aparente violação ao devido processo legal, na medida em que a notificação sobre a denúncia foi recebida por terceira pessoa e não, pessoalmente, pelo prefeito".

Em nota oficial, Bitencourt comemorou a decisão da justiça. “O prefeito Claudir agradece à população de Capivari de Baixo pela confiança e reafirma seu compromisso de seguir trabalhando com seriedade, responsabilidade e transparência pelo desenvolvimento do município.”

Posse de Samira Porto

A vice-prefeita de Capivari de Baixo, Samira Porto (MDB), havia assumido de forma interina o cargo de prefeita na manhã desta quinta-feira, dia 15. Antes da do termo de posse, ela convocou uma coletiva de imprensa para se pronunciar sobre o afastamento do prefeito Claudir Bitencourt (PL), alvo de denúncias apresentadas na Câmara e que resultaram na instauração de uma comissão processante.

Após sua posse, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Carla Regina Thomé Xavier, e a secretária adjunta Josiane Martins Anacleto Silveira pediram exoneração de suas funções. A pasta é alvo das investigações no Legislativo.

Leia também

“O município não pode parar”, diz Samira Porto; vice assume comando de Capivari de Baixo como prefeita interina

Carla e Josiane são servidoras públicas do município, portanto permanecerão no quadro da rede municipal de ensino.

No lugar da secretária exonerada, a prefeita interina nomeou Aline Bittencourt Domingos, servidora efetiva da rede municipal de ensino desde 2001.

Prefeita interina de Capivari nomeia servidora de carreira para Secretaria de Educação após exonerações

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!