Sexta-feira, 23 de maio de 2025
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Nestlé recolhe lotes de Mucilon por toxina produzida por fungos; veja quais 343o22

A empresa decidiu recolher os produtos após identificar a presença de aflatoxina em níveis acima do permitido pela legislação vigente 3c2a60

02/12/2024 17h59 | Por: Redação Folha Regional

A Nestlé anunciou, nesta segunda-feira, dia 2, que vai recolher, de forma voluntária e preventiva, alguns lotes do produto “Meu Primeiro Lanchinho”, marca Mucilon, devido à presença de aflatoxina – toxina produzida por um grupo de fungos – em concentrações acima do estabelecido pela legislação vigente.

Os produtos suspensos são:

Meu Primeiro Lanchinho – Snack de Morango e Banana, sachê de 35 g, com as datas de validade em 01/05/2025, 01/06/2025 e 01/07/2025, dos lotes especificados.

Meu Primeiro Lanchinho, marca Mucilon® – Snack de Laranja e Banana, sachê de 35 g, com datas de validade em 01/06/2025, dos lotes especificados.

A marca destacou que “durante análises de qualidade de rotina, a Nestlé identificou a presença de aflatoxina em níveis acima do estabelecido pela legislação vigente”.

O consumo de alimentos com essa substância por período prolongado pode ser prejudicial à saúde, podendo gerar, em casos extremos, problemas no fígado.

As aflatoxinas são naturalmente encontradas em alguns alimentos e são produzidas por um grupo de fungos, que se desenvolvem em ambientes com clima úmido e quente. Elas podem contaminar plantações, como a do arroz, durante o crescimento, a colheita e o armazenamento. Segundo a empresa, a quantidade da toxina verificada nos lotes recolhidos não são prejudiciais à saúde.

Sem intoxicação aguda

“As quantidades de aflatoxina encontradas nos produtos estão muito abaixo da necessária para causar qualquer reação aguda e imediata. A esse respeito, a Nestlé esclarece que, para a intoxicação aguda, seria necessário o consumo diário de 18 kg de produto (ou 508 pacotes de 35 g) por um período de uma a 3 semanas. Portanto, não se prevê toxicidade aguda para os consumidores”, explica a marca.

A Nestlé ressalta que o “recolhimento está aos lotes e produtos indicados acima e está sendo realizado coordenadamente com as autoridades. Nenhum outro produto ou lote está afetado por esse recall”.

Devido a isso, a marca avisou que “todos os produtos afetados tiveram sua distribuição e comercialização suspensa e serão destruídos. A segurança e qualidade dos alimentos continua a ser nossa principal prioridade”.

As informações são de Metrópoles

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!