Há três focos confirmados do mosquito e aumento de notificações, que ou de 62 para 102 nos últimos dias 4wg5g
As equipes do Núcleo de Combate à s Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica atualizaram nesta quarta-feira, dia 28, os dados referentes aos focos do mosquito Aedes aegypti, de transmissão e de casos de dengue na cidade, onde foi registrado o primeiro caso de transmissão autóctone (dentro do municÃpio) da doença em Tubarão neste ano.
Os outros dados apresentaram, ainda, um aumento em relação às últimas semanas.
Até o momento há três focos do mosquito encontrados este ano: um em Oficinas, outro no Centro e o mais recente no bairro Vila Esperança. Em termos de notificações, registrou-se um aumento significativo, de 62 para 102.
Em relação a casos confirmados, houve o acréscimo de dois, o já citado de transmissão autóctone e mais um de transmissão alóctone (fora do municÃpio), totalizando cinco como um todo. Temos ainda 58 casos descartados, e outros 39 sob investigação no momento.
“Mais do que nunca, e ressaltando os números bastante elevados já registrados este ano em todo o estado e no paÃs, a participação da comunidade no combate ao mosquito, que transmite, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vÃrus, se faz mais do que necessária, em trabalho conjunto à s autoridades de saúde do municÃpio. Por isso, evite manter em sua casa, apartamento ou terreno recipientes que possam armazenar água a céu aberto, como latas, baldes, garrafas, vasos de plantas, potes, pneus, caixas d’água destampadas, dentre outros”, recomenda a prefeitura.
A orientação á para manter sempre limpos também terrenos em geral, como pátios e quintais, por exemplo. Limpe, ainda, as calhas, e com frequência, de modo a evitar que galhos e folhas impeçam a água de escoar, de modo a acumulá-la.
Use repelentes como proteção adicional, ao longo de todo o dia, pois este é o perÃodo em que o mosquito está mais ativo. Este tipo de produto proporciona mais segurança em relação à picada do inseto. Em tempo, inseticidas também podem ser utilizados, sempre de acordo com suas respectivas instruções. Mosquiteiros podem servir como proteção a pessoas que se encontram em repouso durante o dia, como bebês e acamados.
Sintomas como febre alta e persistente, acompanhada de enjoo e vômito, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, cansaço excessivo e dor nas articulações devem ser percebidos, pois são indicativos de dengue. Neste caso, procure imediatamente um médico.
Você pode ainda ajudar no combate ao mosquito por meio de denúncias sobre a existência de possÃveis focos, através da Ouvidoria Municipal, pelo telefone (48) 3621-9051, pelo WhatsApp (48) 98419-7361 ou pelo e-mail [email protected].
Caso prefira, dirija-se pessoalmente ao Facilita Tubarão, localizado na Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e faça sua denúncia presencialmente.